terça-feira, 19 de julho de 2016

Unknown

EDITAL DO CONCURSO DE HINO E CARTAZ DA VI ROMARIA DIOCESANA DA JUVENTUDE


Prezado(a) Candidato (a),
O Setor Juventude da Diocese de Parnaíba, com a benção de nossos bispos Dom Alfredo Schäffler e coadjutor Dom Juarez Sousa, com articulação e movidos pela coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude, lança o concurso para o processo de escolha do Hino e do Cartaz da VI Romaria Diocesana da Juventude, que nasceu de uma Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude na Barra do Longá em 2016. Para realizar o concurso, vai ocorrer um II Festival da Juventude que irá escolher tais, cartaz e hino, a serem utilizados na Romaria. O Festival acontecerá no dia 13 de Agosto de 2016, na cidade de Parnaíba-PI, finalizando a missão jovem da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Graça (Catedral) no espaço da Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo), a partir das 18:00h.
1. Do Tema, Iluminação Bíblica e palavras-chaves para Hino e Cartaz:
● Tema: “Jovens, vinde à Cristo sem medo de ser misericordiosos’’
● Iluminação Bíblica: ‘’Bom Mestre o que devo fazer para herdar a vida eterna?’’ (Lucas 18,18).
● Palavras chaves para ajudar: Misericórdia, Juventude, Florescer a civilização do amor, Casa comum.
2. Do Hino:
2.1.Características da Letra e da Música
2.1.1. Quanto ao Conteúdo:
O hino primará por uma profunda linguagem poética que traduzirá os conteúdos do tema, iluminação bíblica, palavras chaves e o sentimentos da juventude. É importante algumas características:
● Ter uma letra inédita;
● Ser poético;
● Ser um hino que facilite a interpretação através da dança;
● Ter linguagem juvenil;
● Deve expressar a alegria, sentimentos e a identidade da juventude;
● Um embasamento bíblico: a referência bíblica é fundamental, pois ela orienta a vida e a história do povo, e confere sólidos fundamentos para o texto poético;
● Deve conter na letra referências claras ao tema da VI Romaria da Juventude;
● A coerência ente fé e vida: contemplar a unidade fundamental entre fé e vida, evitando intimismo ou sentimentalismo exagerado;
● Procurar responder o questionamento da iluminação bíblica;
2.1.2. Quanto a expressão musical do hino:
● Caráter vibrante, vigoroso e convidativo. Esse caráter tem haver com o ressoar de “trombetas e clarins”(cf. Sl 47, 6; 98,5-6);
● Melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia;
● Força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais.
2.1.3. Quanto a Melodia:
● Realce bem o sentido da letra;
● Seja fluente, simples e bela;
● Tenha pausas de respiração suficientes e nos momentos certos. É bom que haja uma breve respiração no final de cada frase do texto;
● Seja construída a partir da escala diatônica. Sejam evitados cromatismos exagerados (semitons sucessivos) e intervalos de difícil entoação;
● Seja artística, fugindo dos “chavões e clichês” já conhecidos e demais gastos;
● Tenha características da genuína música brasileira (por exemplo, da música religiosa e popular).
2.2 Da apresentação da composição:
● Esteja escrita em pauta, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental. Estejam no formato PDF.
● Esteja gravada em áudio, com acompanhamento instrumental. Esteja nos formatos MP3.
● Cada participante deverá concorrer apenas com uma música;
2.3 Quanto à participação:
● Somente poderão participar pessoas ou grupos, preferencialmente jovens e assessores envolvidos com a juventude, residentes na Diocese de Parnaíba ou participantes de alguma Pastoral ou Movimento da nossa Diocese.
● Pessoas sem engajamento pastoral, poderão participar com a idade até 29 anos, o que seria uma forma de despertar o chamado ao serviço pastoral de seguir a Igreja de Cristo.
2.4 Da aceitação dos trabalhos:
● O simples fato de participar neste concurso implica a aceitação de todas as regras definidas no presente regulamento.
● Os trabalhos não serão devolvidos aos autores, que ao participar cedem os seus direitos de propriedade à organização do concurso com caráter exclusivo, por tempo indeterminado. Em consequência, estes trabalhos poderão ser expostos noutros locais.
2.5 Do prazo:
● As composições devem ser enviadas impreterivelmente por e-mail das 21h do dia 06 julho até as 23h59min do dia 2 de agosto de 2016.
● Enviar para o endereço eletrônico: pjdiophb@gmail.com, com o assunto: “Concurso Hino Romaria da Juventude”. Devem ser enviados, em anexo, o áudio e a cifra da música. No corpo do e-mail escrever os dados do (s) Autor (es): nome, endereço e contato (s).
2.6 Da escolha:
● Finalizado as inscrições, a comissão julgadora se reunirá entre os dia 31 de Julho a 2 de Agosto na Paróquia Santa Ana e escolherá as 5 (cinco) músicas finalistas que serão apresentadas em um Festival no dia 13 de Agosto de 2016, em Parnaíba na Praça Mandu Ladino, a partir das 18:00h.
● As músicas finalistas serão disponibilizadas na internet para voto popular, entre os dias 03 a 13 de Agosto, o ganhador larga com 1 voto, os outros 4 serão por meio de jurados no festival.
2.7 Da premiação:
● O participante vencedor do concurso para o processo de escolha do hino da VI Romaria Diocesana da Pastoral da Juventude receberá a quantia de R$ 200,00.
3. Do Cartaz
3.1. Das características do Cartaz:
● O desenho da arte deve ser original e inédito;
● Ter inspiração do tema, iluminação bíblica e das palavras chaves;
● Deve representar o jeito jovem de ser;
● Deve ser conexo e ser dotado de reflexões que remetam a significação do evento;
● Ter como inspiração o tema e lema da VI Romaria Diocesana da Juventude a ser realizada;
3.2. Da apresentação da imagem:
● Estar no tamanho 59,4cm x 84 cm (tamanho de 2 “dois” A3);
● Deve estar salva em JPEG ou PNG;
● Arquivo Raiz Editável com fontes e formas quebradas nos formatos CDR ( Corel Draw ) ou PSD ( Photoshop )
● Cada participante deverá concorrer com apenas 1 (uma) arte;
3.3. Quanto à participação:
● Somente poderão participar pessoas ou grupos, preferencialmente jovens e assessores envolvidos com a juventude, residentes na Diocese de Parnaíba ou participantes de alguma Pastoral ou Movimento da nossa Diocese.
● Pessoas sem engajamento pastoral, poderão participar com a idade até 29 anos, o que seria uma forma de despertar o chamado ao serviço pastoral de seguir a Igreja de Cristo.
3.4. Da aceitação dos trabalhos:
● O simples fato de participar neste concurso implica a aceitação de todas as regras definidas no presente regulamento.
● Os trabalhos não serão devolvidos aos autores, que ao participar cedem os seus direitos de propriedade à organização do concurso com caráter exclusivo, por tempo indeterminado. Em consequência, estes trabalhos poderão ser expostos noutros locais.
3.5. Do prazo:
● As artes do cartaz devem ser enviadas impreterivelmente por e-mail das 21h do dia 06 julho até as 23h59min do dia 02 de agosto de 2016.
● Enviar para o endereço eletrônico: pjdiophb@gmail.com, com o assunto: “Concurso Cartaz Romaria da Juventude”. Deve ser enviado, em anexo, o arquivo da imagem. No corpo do e-mail escrever os dados do (s) Autor (es): nome, endereço e contato (s).
3.6. Da escolha:
● Finalizado as inscrições, a comissão julgadora se reunirá entre os dia 31 de Julho a 2 de Agosto na Paróquia Santa Ana e escolherá as 5 (cinco) artes finalistas que serão apresentadas em um Festival no dia 13 de Agosto de 2016, em Parnaíba na Praça Mandu Ladino, a partir das 18:00h.
● As artes finalistas serão disponibilizadas na internet para voto popular, entre os dias 03 a 13 de Agosto, o ganhador larga com 1 voto, os outros 4 serão por meio de jurados no festival.
3.6. Da premiação:
● O participante vencedor do concurso para o processo de escolha do cartaz da VI Romaria Diocesana da Pastoral da Juventude receberá a quantia de R$ 100,00.
4. Das disposições gerais
4.1. Direito a alterações:
● A Organização reserva-se no direito de alterar ou acrescentar informação sobre a mecânica e prêmios do concurso, sempre que as mesmas sejam justificadas ou não prejudiquem os participantes, sendo devidamente comunicadas a estes.
4.2. Direito de eliminação de participação fraudulenta:
● A Organização reserva-se no direito de excluir, com justa causa, qualquer utilizador que defraude, altere e perturbe o bom funcionamento e o curso normal e regulamentar do concurso.
4.3. Dados pessoais dos participantes:
● O funcionamento do concurso exige que os dados sejam verdadeiros e completos, e que se mantenham atualizados, contando com a cooperação dos participantes. Se os dados não forem verdadeiros, estejam incompletos, ou não sejam atualizados, a Organização fica isenta de qualquer responsabilidade, não atribuindo, em último caso, o prêmios aos vencedores.
Parnaíba-PI, 06 de Julho de 2016.
- Ano Santo da Misericórdia -
- Diocese de Parnaíba -

Unknown

About Unknown

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :